Extensionistas do Terra e Mata começam entrega de materiais para agricultores

Arames e palanques são fornecidos para isolamento das áreas de plantio

Extensionistas do Terra e Mata começam entrega de materiais para agricultores

Arames e palanques são fornecidos para isolamento das áreas de plantio

Os extensionistas rurais do Projeto Terra e Mata começaram as entregas dos materiais de isolamento para os agricultores familiares atendidos. São 300 beneficiários que irão receber de forma gratuita todos os insumos necessários para construírem cercas para isolar a área onde serão feitos os plantios das mudas de recomposição florestal.

São 32 mil palanques, 1,8 mil mourões e 250 mil metros de arame que serão doados. O material é necessário para que as áreas sejam preparadas para receberem as mudas, que também serão entregues de forma gratuita a partir de novembro.

O isolamento com as cercas ajuda a manter as áreas de plantio saudáveis e protegidas. Por exemplo, nas propriedades em que os beneficiários criam gado, caso não haja o cercamento, os animais poderiam pisotear as mudinhas florestais que ainda estão em desenvolvimento e precisam crescer adequadamente.

Então, garantir que elas cresçam de forma saudável, aumenta as chances de fixação das plantas, e o sucesso do reflorestamento dessas áreas.

Projeto Terra e Mata

O projeto tem o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa para fazer recomposição florestal em oito municípios do eixo da BR-429 em Rondônia.

São atendidos 300 agricultores familiares para a implementação de áreas de RADs (Recuperação de Área Degradada) e 200 beneficiários, mulheres e jovens, com quintais produtivos. 

Nas áreas de RAD serão implementadas mudas florestais e nativas, com espécies que estão ameaçadas de extinção, fortalecendo os ecossistemas locais.

Para os quintais produtivos, são fornecidas mudas frutíferas e para arranjos florestais consorciados para sistemas produtivos sustentáveis, de forma que possam recuperar o solo e também gerar renda para as famílias agricultoras.