Restauração: Terra e Mata inicia a distribuição de mais de 400 mil mudas para agricultores da BR-429

Com a chegada do período de chuva na Amazônia, a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé inicia nesta segunda-feira (20) a distribuição de mais de 400 mil mudas de espécies florestais nativas e frutíferas destinadas à restauração florestal de áreas alteradas e para a implementação de sistemas produtivos sustentáveis em propriedades da agricultura familiar em Rondônia. Nesta primeira fase do projeto Terra e Mata, que tem apoio financeiro do Fundo Socioambiental CAIXA, serão mais de 500 agricultores contemplados nos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada d’Oeste e Presidente Médici, Nova Brasilândia e Urupá, todos no eixo da BR-429. A meta é restaurar mais de 300 hectares até o final do projeto.

Arame, adubos e outros insumos já foram entregues aos agricultores

Mudas de Cacau, Cupuaçu, Castanha, Açaí, Pupunha, Cedro, Cerejeira, Mogno e mais de cinco variedades de Ipê são algumas das mais de 80 espécies que serão distribuídas, totalizando quase meio milhão de árvores que serão doadas ao longo dos 4 anos de execução do projeto.

Antes da fase de entrega das mudas, os proprietários receberam os insumos necessários para preparar as áreas de plantio, como adubos e materiais para isolamento, quando necessário, além de todo acompanhamento dos técnicos de extensão rural, com visitas técnicas, definição dos arranjos de plantio, espécies de interesse e orientações de preparo das áreas.

Para aproveitar ao máximo o período de chuvas, ideal para o plantio para garantir o bom desenvolvimento das mudas, a Ecoporé organizou uma ampla operação logística, envolvendo caminhões e uma equipe de 17 pessoas responsáveis pela separação das mudas e montagem das cargas, adaptadas especificamente para cada propriedade.

Além da restauração de áreas sensíveis, o projeto também oferece a implantação de quintais produtivos para mulheres e jovens. Essa tecnologia sustentável combina pequenos espaços de plantio com a sustentabilidade e a geração de renda, cultivando espécies frutíferas, plantas medicinais, entre outras.

Quase meio milhão de mudas serão doadas até o final do projeto

A Ecoporé, responsável pelo Projeto Terra e Mata, está comprometida com a Década da Restauração, buscando inspirar e apoiar governos, organizações, sociedade civil, empresas, jovens, mulheres, indígenas e agricultores de todo o mundo a desenvolver novas iniciativas para restaurar o meio ambiente.