Projeto Terra e Mata abre cadastro para agricultores familiares

São 500 cadastros que o Projeto Terra e Mata está disponibilizando aos agricultores familiares dos municípios do eixo da BR-429. Serão doadas 500 mil mudas agroflorestais para recuperação de áreas desmatadas e ao mesmo tempo geração de renda.

Podem se cadastrar agricultores e agricultoras dos municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada d’Oeste e Presidente Médici. Os cadastrados receberão mudas agroflorestais para o plantio e além disso vão receber apoio técnico de extensionistas rurais da Ecoporé desde o plantio até a manutenção das áreas. Para a recuperação de áreas, principalmente de nascentes, serão doados também insumos isolamento e adubação.

Mudas de Cacau, Cupuaçu, Castanha, Açaí, Pupunha, Cedro, Cerejeira, Mogno e mais de cinco variedades de Ipê, são algumas das mais de 80 espécies de quase meio milhão de árvores que serão doadas.

Para as mulheres também é oferecida a implantação dos quintais produtivos. Uma tecnologia sustentável que alia em pequenos espaços de plantio a sustentabilidade e o plantio para geração de renda com o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais, entre outras.

O projeto Terra e Mata está com cadastramento aberto até abril e estima contemplar 500 beneficiários diretos e já está em andamento. Mais de 65 mil mudas entre espécies frutíferas e florestais já foram produzidas e estão no viveiro crescendo até ficarem prontas para entrega no fim de 2023. A realização é da Ecoporé com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

Para se cadastrar é só entrar em contato com um dos extensionistas rurais da Ecoporé que estão realizando o cadastramento por regiões nos telefones: Anderson (P. Médici e Alvorada) (69) 9 9981-1677, Jéssica (S. Miguel e Seringueiras) (69) 9 9304-0675, Ramon (S. Francisco e Costa Marques) (69) 9 8419-6756