Mais de 500 pessoas receberão mudas para recompor áreas degradadas e implementar sistemas produtivos sustentáveis.
Em novembro, no começo da estação chuvosa, a Ecoporé iniciou a distribuição de 202 mil mudas para mais de 500 agricultores e agricultoras dos municípios de Alvorada D’Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Presidente Médici, Nova Brasilândia e Urupá, em Rondônia. A ação faz parte do projeto Terra e Mata, financiado pelo Fundo Socioambiental Caixa, que prevê, até o final de 2025 a recomposição de mais de 300 hectares de áreas degradadas e a implantação de 200 quintais produtivos.
Destinadas à recomposição de áreas degradadas e à implementação de sistemas produtivos sustentáveis voltados para mulheres e jovens, as mudas são de aproximadamente 80 espécies. São plantas de relevância ecológica ou com potencial econômico, como mogno, ipê, cacau, castanha e abacaxi.
Para elaborar a composição dos arranjos, florestais e frutíferos, os beneficiários do projeto junto aos extensionistas rurais consideram as necessidades e as habilidades dos agricultores e das agricultoras beneficiários do projeto. Uma agricultora familiarizada e com gosto pelo plantio de abacaxi, por exemplo, receberá mais mudas dessa espécie do que outra agricultora que nunca trabalhou com essa cultura.
Antes de receberem as mudas, os agricultores e agricultoras também receberam insumos, como adubos, que auxiliam o do desenvolvimento inicial das mudas, e materiais de isolamento (mourões, arame, catracas e espichadores), os quais promovem o isolamento das áreas de fatores de degradação, como o pisoteio dos animais nessa fase do desenvolvimento.
Além disso, os beneficiários continuarão recebendo visitas de assistência técnica dos extensionistas ao longo do projeto. Em dois anos, o Terra e Mata já distribuiu 682 mil mudas, superando a meta inicial (480 mil), além de ter apoiado a restauração de 124 nascentes de rios e realizado seis módulos de formação por meio da Escola Restauração Ecológica na Amazônia, empregando cerca de 30 pessoas.
Conheça alguns dos agricultores e agricultoras familiares beneficiários do projeto Terra e Mata:
TERRA E MATA
Realizado pela Ecoporé com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa e em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), o projeto visa aliar conservação e recomposição ambiental com geração de renda através da promoção da agricultura regenerativa em propriedades da agricultura familiar na Amazônia. Entre 2022 e 2026, o projeto prevê a produção e distribuição de 480 mil mudas, beneficiando mais de 500 agricultores em Rondônia por meio do apoio para a recomposição de 300 hectares de áreas degradadas, 100 nascentes recuperadas, 200 quintais produtivos protagonizados por mulheres e jovens. A iniciativa contribui para que o Brasil atinja o compromisso com a ONU de reflorestar 12 milhões de hectares de floresta até 2030.