Projeto Terra e Mata monitora dinâmica de carbono em plantios florestais na Amazônia de Rondônia

Homem observa muda em terreno

O Projeto Terra e Mata, executado pela Ecoporé com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa, avançou nos estudos sobre a dinâmica de carbono em plantios florestais mistos na região da BR-429, Rondônia. O monitoramento avalia a biomassa vegetal viva, tanto acima (tronco, copa, folhas das árvore) quanto abaixo do solo (raízes), além do carbono presente no solo.

Entre os meses de abril e julho de 2025, foram realizadas 480 amostras em 29 propriedades rurais, incluindo 114 amostras de massa seca de superfície, 183 amostras de solo para análise de carbono e outras 183 amostras para caracterização da textura do solo. Para garantir a realidade dos dados, foram instaladas 168 parcelas de monitoramento nestas propriedades localizadas nos municípios de abrangência do projeto.

As coletas envolveram o gerente de monitoramento do projeto, os extensionistas rurais e o grupo de pesquisa liderado pelo professor doutor Emanuel Maia, da Universidade Federal de Rondônia (Campus Rolim de Moura). O material coletado é armazenado no laboratório da UNIR, onde passa por triagem e análise para fornecer dados precisos sobre o estoque e a dinâmica de carbono nos sistemas florestais.

O projeto acontece em nove municípios rondonienses e conta com a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), prefeituras municipais e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RO), além das prefeituras destes municípios.

Homem observa muda em terreno