Projeto TERRA E MATA

Sobre Nós

O Projeto Terra e Mata, realizado pela Ecoporé com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental CAIXA, promove a agricultura regenerativa em propriedades da agricultura familiar na Amazônia por meio da recomposição florestal de áreas ambientalmente sensíveis e implantação de sistemas produtivos sustentáveis. 

Através das ações do projeto, 500 beneficiários de Rondônia, contemplando os municípios de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada d’Oeste e Presidente Médici, todos no eixo da BR-429, recebem mudas agroflorestais e insumos para o plantio, apoio técnico de extensionistas rurais para a recuperação das áreas, principalmente de nascentes ao longo dos 42 meses de execução.

Mudas de Cacau, Cupuaçu, Castanha, Açaí, Pupunha, Cedro, Cerejeira, Mogno e mais de cinco variedades de Ipê, são algumas das mais de 80 espécies de quase meio milhão de árvores que serão doadas. 

Para as mulheres e jovens também é oferecida a implantação dos quintais produtivos. Uma tecnologia sustentável que alia em pequenos espaços de plantio a sustentabilidade e a geração de renda com o cultivo de hortaliças, frutas, plantas medicinais, entre outras.  

A Ecoporé, realizadora do Projeto Terra e Mata, faz parte da década da Restauração com o objetivo de inspirar e apoiar  
governos, organizações, sociedade civil, empresas, jovens, mulheres, indígenas e agricultores 
no mundo todo a desenvolver novas medidas de restauração do meio ambiente
A Ecoporé, realizadora do Projeto Terra e Mata,
 faz parte da década da Restauração com o 
objetivo de inspirar e apoiar 
 
governos, organizações, sociedade civil, empresas, jovens, mulheres, indígenas e agricultores 
no mundo todo a desenvolver novas medidas de 
restauração
 do meio ambiente

Nossos Objetivos

Recomposição de Vegetação

A Ecoporé estabeleceu, junto com a Caixa, seis principais objetivos de trabalho para realizar a recomposição de vegetação junto aos agricultores familiares de Rondônia: Recomposição da vegetação, Inclusão Socioprodutiva, Sequestro de Carbono, Educação Socioambiental, Energias Renováveis e Extensão Rural. Em cada um, há diversos objetivos específicos para contemplar as ações necessárias para recompor 300 hectares junto à 300 beneficiários e implantação de 200 quintais produtivos.

Recomposição da
Vegetação Nativa

Promovemos a agricultura regenerativa em propriedades da agricultura familiar na Amazônia

Inclusão
Socioprodutiva

Implantamos sistemas produtivos sustentáveis para geração de renda de mulheres e jovens

Sequestro de
Carbono

Monitoramos o sequestro e estocagem de carbono por meio da recomposição da vegetação

Educação
Socioambiental

Realizamos módulos de formação para aumentar a autonomia dos agricultores familiares

Energias
Renováveis

Difundimos a utilização de fontes de energias renováveis em pequenas propriedades

Extensão
Rural

Prestamos assistência técnica gratuita durante e após o plantio para atingir melhores resultados e índices de qualidade

METAS DO PROJETO

Acompanhe nosso progresso

As metas estão vinculadas aos objetivos do projeto a serem desenvolvidos ao longo dos 42 meses de execução. Iniciamos em dezembro de 2022 e iremos até maio de 2026.

Vetor - Projeto Terra e Mata - Cronograma
+0 Mil
Mudas
Produzidas
+0
Beneficiários
Cadastrados
00%
HECTARES
RECUPERADOS
0
MÓDULOS DE
FORMAÇÃO
+0
KITS DE ENERGIA
SOLAR INSTALADOS
00%
NASCENTES
RECUPERADAS
 estamos com 
5/36 Meses 
de andamento do Projeto!

Galeria

Ações do Projeto

Equipe do Projeto
Equipe Técnica de Execução
Projeto Terra e Mata - Marcelo

Marcelo Ferronato

COORDENADOR TÉCNICO
Projeto Terra e Mata - Paulo

Paulo Bonavigo

GERENTE DE ATER
Projeto Terra e Mata - Paula

Ana Paula

GERENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Próximos Eventos
Não há nenhum evento atualmente.

Notícias

Portal de Novidades

Nosso Instagram

Já tão sabendo da novidade? 

Nesta semana, a @bemgloriaoficial está promovendo a Bem Friday, onde a cada pedido feito na loja da marca, você planta uma árvore em propriedades da agricultura familiar em Rondônia, por meio da Ecoporé, e ajuda a restaurar áreas alteradas na Amazônia, contribuindo para o equilíbrio do clima e a conservação do nosso planeta. Saiba mais, participe e contribua! 💚🌱
🙌🏻 #BemGloria #BemFriday
Uma das dúvidas durante o processo de restauração ambiental é qual espécie é a mais adequada para as condições dos solos alagados. 
Uma solução encontrada nos nossos projetos, que junta o conhecimento da agricultura familiar e dos extensionistas rurais, é utilizar espécies como o buriti, seringueira e o açaí, que são destinadas para essas áreas encharcadas ou úmidas, pois são mudas capazes de se adaptarem com as mudanças bruscas de ambiente. 🌱

E Projeto Terra e Mata, com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa, disponibiliza essas espécies para os agricultores benificiários do projeto.

#fundosocioambientalcaixa #ProjetoTerraEMata #sustentabilidade #restauraçãoambiental
A diversificação de produção foi tema do Dia de Campo realizado pelo Projeto Terra e Mata na propriedade da produtora Lindaura Dias, em Costa Marques – RO. 
Local que é uma referência dentro do município de Costa Marques, onde ela diversifica o máximo possível da sua produção.
A diversidade de culturas é uma das bases para a produção agroecológica, e o quintal produtivo do Projeto Terra e Mata, que tem o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa, auxilia nesse processo através da extensão rural e da doação de mudas frutíferas e arranjos florestais que podem gerar renda para as agricultoras.

#diadecampo #arranjosflorestais #diversificação
A boa notícia está no ar! Os insumos do Projeto Terra e Mata, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa, estão agora sendo entregues a nossos beneficiários. 

É o começo de uma jornada de prosperidade e sustentabilidade para agricultores e comunidades locais. 🌱🌾💚 #ProjetoTerraEMata #FundoSocioambientalCaixa #SustentabilidadeEmAção" #geraçãorestauração
O ciclo de vida das mudas de ipê é um espetáculo da natureza e a Ecoporé ajuda nesse processo de duas formas: germinação por semeadura direta ou indireta. Assista o vídeo e confira um pouco desse processo.

🌿🌱 E o mais incrível? Cada uma dessas mudas será entregue aos agricultores familiares cadastrados através do Projeto Terra e Mata, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa. 

Nossa missão é plantar as sementes do futuro e ver as cores da natureza florescerem. 🌳🌼 #Germinação #MudasDeIpê #ProjetoTerraEMata #Sustentabilidade #GeraçãoRestauração
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

Depoimentos